Exposição celebra 15 anos das Bonequeiras de São Cristóvão com apoio do Memorial de Sergipe

Foi aberta nesta sexta-feira (19), no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, a exposição “Fios da Memória: 15 anos das Bonequeiras de São Cristóvão”, mostra que celebra a trajetória do grupo de artesãs que, ao longo de uma década e meia, tem contribuído para a preservação e valorização da cultura popular sergipana por meio da arte das bonecas de tecido.

A exposição conta com o apoio do Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa e reúne peças que retratam personagens, costumes e elementos da identidade cultural da Cidade Mãe de Sergipe. Por meio de linhas, tecidos e técnicas artesanais transmitidas entre gerações, as bonequeiras transformaram seu trabalho em um importante instrumento de preservação da memória local.

Realizada no Museu Histórico de Sergipe, localizado na Praça São Francisco, a mostra destaca a força do artesanato como expressão cultural e homenageia mulheres que ajudaram a manter vivas tradições e narrativas da cidade ao longo dos anos.

Para a diretora do Memorial de Sergipe, Sayonara Viana, iniciativas como esta fortalecem a valorização do patrimônio imaterial sergipano. “As Bonequeiras de São Cristóvão representam a resistência da cultura popular e a capacidade de transformar memória em arte. Apoiar essa exposição é reconhecer a importância dessas mulheres para a preservação da identidade cultural do nosso estado”, destacou.

A exposição permanece aberta à visitação no Museu Histórico de Sergipe, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer mais sobre a história e o legado das Bonequeiras de São Cristóvão.